Páginas

domingo, 17 de agosto de 2014

O ABC DA SALVAÇÃO [PARTE 2]

ENTENDENDO A JUSTIFICAÇÃO
O DEPLORÁVEL ESTADO DA NATUREZA HUMANA


Para compreendermos bem o que significa a justificação, precisamos relembrar o estado caótico em que se encontra a natureza humana, e sua impossibilidade de realizar qualquer boa obra por suas próprias forças. O Apóstolo Paulo colocou em sua epístola aos romanos:
“Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria;” Romanos 3:10-16

Neste texto Paulo tenta estabelecer que não há diferença entre Judeus e gregos. Em outras palavras, que todos somos “farinha do mesmo saco”. O apóstolo dos gentios faz questão de denunciar nossa natureza depravada para então dizer que “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei” (v. 20). A sra. White comenta que “Impossível é ao homem, de si mesmo, guardar essa lei; pois a natureza do homem é depravada, deformada, e inteiramente diversa do caráter de Deus” 4 e que “cumpre-nos lembrar que nosso coração é naturalmente depravado, e somos incapazes, por nós mesmos, de seguir uma reta direção” 5. Isaías joga a última pá de cal em alguma tentativa de glória humana ao dizer que “Nossas justiças são como trapos da imundície” (Is 64:6). Não há maneira de alcançarmos o beneplácito divino através de méritos próprios, pois tais méritos são inexistentes. Estamos CONDENADOS por natureza.
JESUS E SUA PERFEITA OBEDIÊNCIA
Como o tema da postagem é o “abc” da salvação, não entrarei na discussão sobre como se constituía a natureza de Cristo. Mas tal assunto é de suma importância para quem deseja compreender mais detalhadamente o tema da justificação. O que quero frisar nesta etapa é que Jesus fez o que ser humano algum é capaz de fazer: obedeceu perfeitamente cada preceito da lei de Deus. Em Cristo há plena justiça, pois não conheceu o pecado:
“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas SEM PECADO.” Hebreus 4:15
CONCLUSÃO PARCIAL: Diante de seu próprio estado, o ser humano está fadado a condenação (Rm 6:23). Jesus foi o único justo, no sentido pleno da palavra.

JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ
“Justificação é o contrário de condenação. A infinita misericórdia de Deus é manifestada para os que são completamente indignos. Ele perdoa as transgressões e os pecados por amor de Jesus, o qual Se tornou a propiciação pelos nossos pecados. Pela fé em Cristo, o transgressor culpado é conduzido ao favor de Deus e à forte esperança da vida eterna.” Ellen White, Fé e obras, p. 88
Ao deparar-se com a santa, justa e boa lei de Deus (Rm. 7:12) o pecador perceberá que nele mesmo não há solução. Mas é pelos completamente indignos que Deus manifesta sua misericórdia. A boa nova do evangelho é que podemos nos apossar da justiça que há em Cristo Jesus!
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16
Aí está o mais completo resumo possível do conceito de justificação. Estamos todos condenados à morte eterna. Mas em sua infinita misericórdia, Deus envia seu filho para que todo aquele que nEle tiver fé, não sofra a condenação (pena do ímpio), mas tenha vida eterna (recompensa do justo). Perceba, Cristo literalmente troca de lugar com o pecador. O pecador, ímpio, recebe a paga do justo (vida eterna). Por sua vez, Jesus, o justo, recebe a paga do ímpio(morte).
SOMENTE PELA FÉ
O meio pela qual tomamos posse da justiça de Cristo é a fé, e tão somente a fé. Paulo deixa isso extremamente claro em sua epístolas. Veja alguns textos:
“Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé INDEPENDENTEMENTE das obras da lei” Romanos 3:27-28
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. NÃO VEM DE OBRAS, para que ninguém se glorie;" Efésios 2:8-9
“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” Romanos 5:1
“E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.” Gálatas 3:11
“De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.” Gálatas 3:24

Wandeson Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário