Páginas

MEDITAÇÃO



“Senhor, Deus meu, em Ti me refugio; salva-me de todos os que me perseguem e livra-me.” Sal. 7:1.

Alguém acusou você diante do chefe? Pessoas que fazem isso não estão preocupadas com o seu bem nem o bem da empresa. É gente covarde que quer ganhar “pontos” diante do chefe. Esse tipo de pessoas existe no trabalho, na escola e até no círculo familiar. “São amigos” que você confia, despertam a sua confiança, fazem você falar, e depois correm para contar tudo ao superior.

Na vida de Davi também existiu esse tipo de pessoas. Cuxe, o benjamita, foi um deles. Cuxe acusou Davi de conspiração contra o rei, e o rei acreditou.

Aonde vão os filhos de Deus quando são acusados injustamente? Se você explicar, seus inimigos podem distorcer as palavras para enredá-lo mais. Davi sabia a quem pedir ajuda e orou: “Senhor [Jeová], meu Deus [Elohim].”

Jeová, o Deus da aliança e do amor, e Elohim, o Deus Todo-Poderoso. Na hora da perseguição, o salmista apela ao amor e ao poder de Deus. O poder divino sempre será usado em seu favor porque o Senhor ama você. Vá a Ele confiantemente. Aliás, algumas traduções usam a expressão “em Ti me refugio” como “em Ti confio”.

Existe outro pensamento no verso de hoje. Davi suplica: “livra-me”, e no verso seguinte acrescenta: “Para que ninguém, como leão, me arrebate, despedaçando-me.” No caso de Davi, o leão era Cuxe, seu acusador, mas em nosso caso é um inimigo espiritual. Pedro diz: “O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.” I Ped. 5:8. Ele é o acusador.

Seu dedo maligno está sempre apontando em sua direção e dizendo: “Este indivíduo é um pecador e merece morrer.” É nessa hora que podemos nos refugiar em Jesus e dizer: “É verdade, Senhor, sou um pobre pecador. Mas aceitei Teu sacrifício expiatório. Em Ti me refugio, salva-me.”

Chegará o dia quando o inimigo terá que engolir todas as acusações levantadas contra você. João descreve esse acontecimento assim: “Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora veio a salvação, ... pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.” Apoc. 12:10.

Descanse hoje em meio às tormentas da vida, confiando na promessa bíblica. E repita para si: “Senhor, Deus meu, em Ti me refugio; salva-me de todos os que me perseguem e livra-me.”





“Que é o homem, que dele Te lembres? E o filho do homem, que o visites?” Sal. 8:4.

Outro dia, um homem envolvido em mil e um problemas disse: “O que vim fazer neste mundo? Vim só para sofrer? Melhor teria sido não haver nascido.” Alguma vez você já se perguntou para que veio ao mundo? Qual é o propósito de sua existência? Quem é você?
Uma noite, o salmista contemplava o céu infinito, a lua e as estrelas e, de repente, ao ver toda aquela beleza natural, perguntou com espontaneidade: “Que é o homem?” O que é o homem diante da magnificência do Universo? Uma partícula de pó? Nada? Quase nada?
Enquanto muitos acreditam que o ser humano é nada mais do que um animal racional, ou seja, um animal um pouco superior aos outros animais, Davi, contemplando o espetáculo daquela noite maravilhosa, responde sua própria pergunta, afirmando: “Fizeste [o homem], ... por um pouco, menor do que Deus.” Sal. 8:5.
Que é o homem, afinal de contas? Um pouco maior que os bichos ou um pouco menor que os anjos? Depende da sua perspectiva. Para você, o homem é fruto do acaso? Um acidente milenar? Ou fruto do amor maravilhoso de Deus?
Se ele é fruto do acaso, então sua existência não tem um propósito. Tudo que acontece com ele é um acidente. Ele é uma pobre vítima de um destino desconhecido.
Por outro lado, se é fruto do amor de Deus, ele sabe de onde vem e para onde vai. Tem nas mãos o mapa que o conduzirá à realização de seus sonhos. Tem à sua disposição a Tocha que iluminará sua vida nas circunstâncias mais escuras. Tem o braço forte de seu Criador, que a cada passo sussurra aos seus ouvidos: “Não tenha medo, Eu serei contigo.”
Você pode estar vivendo o drama mais horrível da vida. Como ser humano sujeito ao desânimo e ao derrotismo, pode sentir que não existe saída para os problemas que o rodeiam. Mas se acreditar que você é fruto do amor de Deus, até a dor e as lágrimas têm sentido. Nada que acontece na vida dos filhos de Deus acontece por acidente. Tudo tem um propósito. Talvez ele não possa ser visto hoje, mas amanhã será esclarecido.
Por isso, hoje, tente olhar além das nuvens. Diante da pergunta do salmista: “Que é o homem, que dele Te lembres?” Responda: Eu sou um filho maravilhoso de Deus.

Alejandro Bullón




"Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento." 
Prov. 14:7.

Muitos conselhos de Salomão podem parecer preconceituosos. Dão a impressão de que os sábios devem olhar para os insensatos como se tivessem alguma doença contagiosa e passar longe deles. O verso de hoje poderia ser visto desse modo. "Foge da presença do insensato", afirma Salomão.

O homem ou a mulher que segue os conselhos divinos não pode tornar-se uma ilha, um ermitão ou formar um grupo exclusivista. Jesus disse: "Vós sois o sal da terra." Mat. 5:13. O sal tem que se misturar com os alimentos que o rodeiam para dar sabor. Não pode cumprir a sua missão guardado na prateleira. Portanto, encontramos aqui uma aparente contradição bíblica. Jesus afirma uma coisa, enquanto Salomão afirma outra. É assim? Não. Jesus está falando da missão. Salomão, do preparo para o cumprimento da missão.

Em outra ocasião, Jesus pediu ao Seu Pai, referindo-se a nós: "Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal." João 17:15. Essa declaração de Jesus explica a aparente contradição. Precisamos viver entre as pessoas, precisamos amá-las e ser companheiros delas em todos os momentos e circunstâncias do cotidiano, mas isso não envolve participar das atividades onde são ditas ou são feitas coisas que não edificam.

O conselho do sábio hoje, numa linguagem simples, é: "Fique longe de pessoas que começam a falar tolices porque, em reuniões dessa natureza, você não tem nada a aprender."

O tempo é um dom valioso. Um dia, teremos que prestar conta da maneira como o usamos. Se você contabilizasse as horas que são desperdiçadas em conversas que não edificam, e que podem até destruir seus valores, você veria que lata vazia faz muito barulho, mas infelizmente não contribui para nada. Fuja de conversas desse tipo. Uma pessoa sábia usa o tempo para construir, não para destruir.

Faça de hoje um dia de atenção aos outros. As pessoas não estão interessadas em saber quem você é ou quanto você sabe, a não ser que você se importe com elas. Você só conseguirá isso, se tiver o amor de Cristo no coração. Tenha um dia feliz. E não se esqueça: "Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento."


Alejandro Bullón
http://www.ministeriobullon.com